Guia Rápido (vídeos)
 
Antes de mais nada: como fazer login no INubem?
Veja o vídeo seguinte e veja como é fácil, seguro e simples fazer login no INubem.

Legendas disponíveis.
1) Que tipo de usuário é você?
Se você é um usuário não administrador não precisa seguir este guia. Você precisa apenas aprender a utilizar as telas as quais tem permissão de acesso. Assista o vídeo abaixo e consulte a ajuda em como usar o INubem.

Legendas disponíveis.
Caso seja um usuário administrador, isto é, aquele que vai gerenciar a Conta no INubem, seus dados e seus usuários (ou vai delegar para outros gerenciarem) este guia foi feito para você. Prossiga.
2) Criar uma Conta
As telas, as estruturas de dados (chamadas de Registros), os usuários (e grupos) devem ser definidos numa Conta. O primeiro passo portanto é criar uma Conta. Veja mais detalhes em Criar uma Conta.

Legendas disponíveis.
3) Criar as Definições de Registro
Quando você cria uma Conta você é o seu administrador (Master). Você pode dar este papel para outros usuários. Como administrador você pode criar as Definições de Registros, ou seja as estruturas de dados que seus usuários podem utilizar. Elas são equivalentes à estrutura de uma planilha ou de uma tabela de um banco de dados. A partir destas Definições de Registros são definidas as telas. Os usuários (ou grupos de usuários) por sua vez podem ter acesso às telas definidas pelos administradores. Também é possível importar uma planilha criando diretamente uma Definição de Registro a partir de suas colunas. Para maiores detalhes consulte a ajuda sobre as Definições de Registro.
Cada Definição de Registro é uma coleção de Atributos, que nada mais são do que o equivalente a cada coluna da planilha ou da tabela de dados. Os Atributos devem ser criados um a um informando seu nome, tipo (número, texto, data, etc.) e algumas outras propriedades interessantes tais como obrigatoriedade, se permitem repetições, valores máximo e mínimos, entre outras. Para maiores detalhes consulte Atributos.

Legendas disponíveis.
4) Criar associação entre dados
Você pode criar associações entre dados, permitindo que estruturas de dados complexas possam ser construídas. Estas associações podem ser de dois tipos: exclusivas, ou não exclusivas (compartilhadas).
Exclusiva: os dados são relacionados como uma agregação, ou seja, cada relação é exclusiva entre seus participantes. Exemplo: os dados de uma pessoa se relacionam exclusivamente com os dados de seus telefones (normalmente telefones são exclusivos de uma pessoa).

Legendas disponíveis.
Não-Exclusiva: os dados relacionados podem ser compartilhados entre participantes distintos. Exemplo: os dados dos cursos que uma pessoa participa. Muitas pessoas comprtilham o mesmo curso e inversamente muitos cursos podem estar associados a mesma pessoa.

Legendas disponíveis.
5) Criar as Telas
Para cada Definição de Registro você pode criar quantas telas desejar. Isto pode ser útil para definir visões diferentes para cada usuário específico, dando permissão de acessos a determinadas telas para cada um deles. Para criar as telas e definir seus layouts consulte a ajuda Telas.

Legendas disponíveis.
6) Cadastrar e autorizar Usuários
Você pode cadastrar usuários pelos seus emails. O INubem não envia nenhuma mensagem para estes usuários, nem veriifica o email, portanto tenha ciudado para ser preciso. Assim que o usuário entrar no INubem utilizando o email cadastrado ele/ela passa a ter acesso à Conta a às telas as quais o administrador deu permissão. Para maiores detalhes consulte Usuários e Permissões.
Um usuário comum (que não é administrador) não precisa conhecer nenhum dos passos anteriores deste guia. Precisa apenas saber como usar o INubem.

Legendas disponíveis.

Legendas disponíveis.
7) Importação e exportação
Você pode carregar arquivos pré-formatados que importam para o INubem as definições de Registros, Atribuos, Telas, dados e suas associações. Esta é uma ferramenta muito útil para transportar dados entre contas ou entre sistemas.

Legendas disponíveis.

Legendas disponíveis.

Legendas disponíveis.