Exportação
Qualquer usuário comum pode exportar dados via arquivos se tiver permissão de usar uma Tela com esta função. Para dar esta permissão, vá para a definição da Tela e escolha na lista de seleção Permitir exportação de dados a opção Atributos da tela. Um Administrador de Dados também pode exportar dados de qualquer Definição de Registro.

Legendas disponíveis.
A exportação de dados pode ser feita para planilhas. Podem ser exportados dados de uma única Definição de Registros ou de várias Definições de Registro associadas (inclusive em cascata).
As Telas as quais foram dadas a opção de exportar dados aparecem com esta opção no menu superior horizontal.

Figura 1 (Clique para aumentar/reduzir)
É possível selecionar quais os Atributos que serão exportados (1). As associações, quando selecionadas (2), apresentam o mesmo quadro para seleção dos Atriburtos do Registro associado (3).

Figura 2 (Clique para aumentar/reduzir)
Alguns parâmetros podem ser passados para a exportação. Para obter informações sobre eles passe o mouse por cima (1). Tenha em mente que se quiser importar novamente os dados exportados faça a exportação com as referências dos Registros e Atributos (2) e dos dados (3). Isto garante que a importação seja feita corretamente. Com esta funcionalidade é possível tratar os dados fora do INubem e depois importá-los, dando enorme flexibilidade para a plataforma.

Figura 3 (Clique para aumentar/reduzir)
O formato da planilha exportada é o mesmo utilizado pela importação. Associações entre Registros fazem com que o Registro "pai" apareça na planilha tantas vezes quantas forem as associações, assim como na importação. Desta forma o primeiro Curso (1) aparece quatro vezes na planilha, pois tem associado a ele três Tópicos (2) e quatro Colaboradores (3).

Figura 4 (Clique para aumentar/reduzir)
As referências das associações (1) são exportadas juntamente com as referências dos dados (2), onde existe associação. Isto é muito útil na importação destas associações de volta no INubem. Se estas referências não forem informadas numa importação o INubem vai tentar localizá-las pela combinação dos dados, mas não é possível distinguir duas associações distintas que envolvem os mesmos dados.

Figura 5 (Clique para aumentar/reduzir)

Legendas disponíveis.