Usando INubem
Antes de usar
Para usar o INubem você deve ser um usuário cadastrado em uma Conta. Um Adminsitrador de Dados ou um usuário Master de uma Conta deve fazer o cadastramento de seu email. Este email deve ser autenticado pelo Google Accounts, Facebook ou Linkedin. Portanto se você ainda não habilitou seu email para ser auntenticado por nenhum destes serviços faça isto antes de utilizar o INubem. Com o mesmo email você pode acessar várias Contas do INubem.

Legendas disponíveis.
Usando INubem

Legendas disponíveis.
Selecionar uma Conta
Na tela initial INubem é apresentada uma lista de todas as Contas para as quais está cadastrado. Selecione uma delas para usar.

Figura 1 (Clique para aumentar/reduzir)
Observe que a qualquer momento você pode trocar de Conta pela lista de seleção localizada na parte superior da tela.

Figura 2 (Clique para aumentar/reduzir)
Abrir uma Tela
Ao clicar em Abrir Tela... no menu lateral você pode abrir uma das telas da Conta selecionada. Links rápidos para as telas abertas ficam posicionadas neste menu vertical lateral para facilitar o acesso posterior.

Figura 3 (Clique para aumentar/reduzir)
Você pode fechar uma tela pelo botão Fechar localizado no canto superior direito. Você pode ajustar a largura do menu lateral arrastando sua borda. Pode também alterar o lado (da esquerda para a direita ou vice-versa) deste menu clicando na pequena seta ao lado de Abrir Tela....

Figura 4 (Clique para aumentar/reduzir)

Figura 5 (Clique para aumentar/reduzir)
Usando uma Tela
Todas as telas exibem um menu horizontal superior com as funcionalidades habilitadas para ela. Algumas telas podem não apresentar todas as funcinalidades.

Figura 6 (Clique para aumentar/reduzir)
Listar
Os dados armazenados são mostrados numa lista paginada. O número de linhas da lista pode ser alterado. Em algumas listas também é possivel atualizar o dado na própria lista.

Figura 7 (Clique para aumentar/reduzir)
Pesquisar
Permite selecionar e buscar os dados que são mostrados na lista. Preencha os campos com os filtros desejados e a lista é atualizada. Note que alguns campos permitem mais de um valor. Também é possível filtrar por valores "maiores" ou "menores" do que um dado valor. Para limpar o filtro de pesquisa e a lista voltar a mostrar todos os dados clique no botão Limpar.

Figura 8 (Clique para aumentar/reduzir)
Editar
Selecione uma linha de dados da Lista e ao acessar a aba Editar <dado> pode ser visto todos os campos do dado. Alguns campos podem não ser editáveis, sendo apenas de consulta. Faça as alterações necessárias e clique no botão Salvar para efetivar a alteração. Com o botão Remover é possível apagar todo o dado. Também é possível navegar para o próximo dado e para o dado anterior. O botão Salvar Novo permite que um novo dado seja criado como uma cópia do que estã sendo mostrado. Neste caso uma nova linha de dados é criada ao invés de atualizar os dados mostrados.

Figura 9 (Clique para aumentar/reduzir)
Ver
Em algumas situações a tela de edição não permite a alteração dos dados, mas apenas a sua visualização. Neste caso nada pode ser salvo.

Figura 10 (Clique para aumentar/reduzir)
Adicionar
Permite que sejam criados novos dados.

Figura 11 (Clique para aumentar/reduzir)
Importação e Exportação
Permite a importação e a exportação de dados diretamente de planilhas. Para maiores detalhes consulte Importação ou Exportação.
Dados Associados
Dados associados devem ser adicionados em duas etapas: na primeira o dado principal deve ser adicionado pela aba Adicionar. Na segunda etapa deve-se clicar na aba Editar <dado "pai"> e fazer a sua associação com os demais dados "filhos".

Figura 12 (Clique para aumentar/reduzir)