Layouts
Cada Tela possui três layouts (disposição dos controles/campos):
  • Layout de listagem (aba Listagem <Registro>), onde os dados são mostrados em lista (um por linha).
  • Layout de Busca (aba Busca <Registro>), onde o usuário pode definir critérios para buscar um conjunto de dados, que são mostrados na listagem.
  • Layout de Edição (aba Editar <Registro>), usado também na adição, onde os dados podem ser criados ou alterados individualmente.

Figura 1 (Clique para aumentar/reduzir)
Definindo layouts
Cada um dos três layouts deve ser definido separadamente (na respectiva aba). Selecione uma das abas e note que logo abaixo é dada a opção para criar uma linha no final, ou criar todo um layout default (esta opção cria o layout num único clique, mas vamos, neste exemplo, criar o layout posicionando controle a controle).

Figura 2 (Clique para aumentar/reduzir)
Para posicionar um controle selecione na listagem de Atributos à esquerda um deles e logo em seguida clique numa das células livres. O controle correspondente ao Atributo é posicionado nesta célula. Repita para todos os Atributos que desejar. Não é necessário que todos os Atributos estejam presentes em cada tela.

Figura 3 (Clique para aumentar/reduzir)
Quando pelo menos uma linha existe é dada a opção para criar ou remover novas linhas, bem como juntar ou separar células do layout.

Figura 3 (Clique para aumentar/reduzir)
  • O layout de Listagem possui apenas uma linha, que são as colunas da tabela de dados mostrados na listagem.
  • No layout de Listagem é possível configurar um Atributo como editável. Com isto é possível alterar o seu valor na própria listagem, sem precisar ir para a aba de edição do dado.
  • No layout de Busca somente podem ser colocados Atributos que tiverem a propriedade Filtro. Estes são os Atributos que são indexados pelo sistema e que permitem que se pesquise dados por eles.
  • Os Atributos que indicam associações entre Definições de Registros somente podem ser posicionados no layout de edição.