Importação de Usuários
 
 
Usuários, Grupos e permissões podem ser importados através de planilhas. A formatação da planilha é a mesma usada para importar outros dados. No entanto não é possível alterar as Definições de Registros de Usuários e Grupos, nem acrescentar novos atributos a elas.
Importar Usuários
A importação de novos Usuários utilizando valores de referências é mostrada a seguir. Neste caso foram usadas referências fictícias. Repare que a importação foi feita pelos nomes do Registro e dos Atributos.

Figura 1 (Clique para aumentar/reduzir)
Pode-se também utilizar as referências do Registro Usuário (06u (1)) e dos seus Atributos (2). Estes valores de referência são fixos para todas as Contas do INubem. Repare que o Atributo Nome foi usado como referência dos dados de importação (3).

Figura 2 (Clique para aumentar/reduzir)
Importar Grupos
Os Grupos podem ser importados exatamente como os Usuários. No entanto é mais interessante importar conjuntamente os Grupos com os Usuários que pertecem a eles. Para fazer isto é necessário assinalar na Tela de importação que a importação será associada. Veja na figura a seguir como está marcado que a importação de Grupos será feita conjuntamente com os Usuários associados e eles.

Figura 3 (Clique para aumentar/reduzir)
Os Grupos estão nas colunas A, B e C (1), e os Usuários nas demais (2). As referências ao Registro Grupo (05g (3)) e aos seus Atributos (4) são fixas para todas as contas. Os Grupos são importados utilizando referências fictícias. São apenas dois Grupos e suas referências se repetem (três vezes no primeiro (5) e duas no segundo (6)) pois associado ao primeiro Grupo estão três usuários e ao segundo dois. A associação entre os Usuários e os Grupos é feita pelo Comando de Importação atributo pai (7) cuja referÊncia do Atributo é 22. Este é o Atributo que faz a associação. Esta também é uma referência fixa para todas as Contas.

Figura 4 (Clique para aumentar/reduzir)
Importar permissões
As permissões de acesso aos Registros e Telas são associadas aos Grupos ou Usuários. Dar permissões de acesso a um Grupo e depois associar Usuários e este Grupo é a forma mais flexivel de trabalhar com elas. Vamos fazer a importação das permissões para Grupos. Para isto é necessário marcar esta opção na tela de importação.

Figura 5 (Clique para aumentar/reduzir)
Na figura a seguir estão na mesma planilhas os dados de Grupos (1), Registros (2) e Telas (3), associados em cascata. O conteúdo da célula que mostra os Comandos de Importação do Registro (4) indica que estes estão associados aos Grupos através de uma referência ao atributo pai 23 (5), que é o Atributo que faz esta associação. O conteúdo da célula que mostra os Comandos da Tela (6) indica que estas, por sua vez, estão associadas aos Registros através de uma referência ao atributo pai 32 (7), que também é o Atributo que faz esta associação.
São importados três Grupos (8) que se repetem pois estão associados a diferentes Registros. Observe que os Registros também se repetem (9) quando estão associados a mais de uma Tela (10). Esta estrutura em árvore, da esquerda para a direita, permite que se façam associações em cascada em múltiplos níveis.

Figura 6 (Clique para aumentar/reduzir)
As permissões podem ser dadas diretamente os Usuários. Na importação deve marcar que está importando às associações com Registro e Telas (1). Na planilha, o Comando de Importação atributo pai do Registro (2) é mostrado a seguir. Este Comando de Importação na Tela (3) fica o mesmo do caso anterior, já que a associação entre Registro e Tela é a mesma.

Figura 7 (Clique para aumentar/reduzir)
Importar Grupos, Usuários e permissões
É possível importar os Grupos, seus Usuários e as permissões numa única planilha. Na tela de importação de Grupos deve-se marcar todas as associações.

Figura 8 (Clique para aumentar/reduzir)
Na planilha a seguir são importados quatro Definições de Registro (1): Grupo, Registro, Tela e Usuário. Observe que os Comandos de Importação (3) associam tanto Registro quanto Usuário ao Grupo. Estamos ao mesmo tempo criando três Grupos (4). Cada Grupo está associado a alguns Usuários (5). O primeiro Grupo a 3 Usuários, o segundo e o terceiro a 2 Usuários cada um. Ao mesmo tempo o Grupo está sendo associado aos Registros e Telas, dando as permissões de cada um. Os Registro se repetem (6) quando mais de uma Tela é associada a ele.

Figura 9 (Clique para aumentar/reduzir)