O que é?
 
O que é INubem?
INubem é um construtor de data-entry de propósito geral que pode ser usado por qualquer pessoa, mesmo quem não está familiarizado com o desenvolvimento do sistemas. Uma aplicação de data-entry construída com INubem pode ser um módulo de um complexo sistema corporativo ou uma aplicação stand-alone centrada em dados. INubem tem características interessantes que o tornam diferente dos seus concorrentes Os dados podem ser relacionados em ambas as direções e em vários arranjos. Dados removidos podem ser recuperados. Uma interface abrangente e simples de gerenciamento de usuários permite segregação de dados ao nível de campo. Além disso, as ações de rastreabilidade permitem que políticas sejam aplicadas. O modelo de negócio é totalmente aderente à nuvem. Pague apenas aquilo que usa (pré-pago), sem valores fixos ou de entrada. Como ele é implantado em uma plataforma altamente escalável e disponível, o número total de usuários é ilimitado.
Por que não usar uma planilha disponibilizada na internet ao invés do INubem?
O INubem possui algumas vantagens em relação a uma planilha compartilhada:
  • Os dados podem ser segregados por tipo de usuário. Assim enquanto um grupo de usuários pode incluir novos contatos de um evento, um outro grupo pode editar os dados de pagamentos, sem que um veja os dados do outro.
  • Os dados podem ser relacionados entre si, de forma bidirecional ou não, e em múltiplos níveis, o que é bem complexo de gerenciar em planilhas. Além disso o relacionamento de dados pode ser feito de forma a ser exclusivo (item de um pedido são exclusivos do pedido) ou compartilhado (contatos de um cliente podem ser compartilhados entre vários pedidos).
  • Dados relacionados podem ser evitados de serem removidos (a fim de se evitar incosistências), ou se desejado o contrário, podem ser removidos em cascata.
  • É muito difícil definir um mecanismo de woarkflow que garanta que o usuário tenha acesso a uma tela ou dado baseado em valores de registros.
  • Telas de buscas de dados que facilitem a filtragem e a localização dos mesmos podem ser construidas facilmente.
  • Os dados podem ser recuperados caso acidentalmente removidos.
  • É possível registrar as ações que os usuários tomam sobre os dados. Dá para saber quem alterou os dados, por exemplo, o que nem sempre é possível numa planilha.
  • Algumas telas podem ser disponibilizadas para alguns usuários e não para outros. É possível gerenciar quem usa o quê dentre todas as telas.
  • Mensagens de ajuda podem ser colocadas em cada campo das Tela para auxiliar os usuários a interpretarem ou editarem os dados.
  • É possível combinar as duas coisas: utilizar uma planilha com dados para serem importados no INubem e também exportar os dados do INubem para uma planilha.
Que tipo de aplicações posso disponibilizar para meus usuários?
Aplicações simples em termos de lógica, mas bastante complexas em termos de como podem ser usadas. É possível construir telas complexas tanto para entrada quanto para edição de dados. Estas telas podem ser disponibilizadas para alguns usuários e não para outros. Ainda mais: alguns usuários podem editar parte dos dados e outra parte não. Por outro lado, não é possível (por enquanto, pois o INubem está em evolução) fazer lógicas complexas com os dados.
O que quer dizer construir "aplicações complexas em termos de como usar os dados"?
Os dados que você permite que seus usuários manipulem no INubem podem ser relacionados entre si (associar cliente com pedidos, por exemplo), podem ser protegidos (alguns usuários não vêem alguns dados, outros apenas os visualizam e outros os editam), podem ser preservados (uma remoção acidental pode ser revertida). Uma coisa legal é que dados relacionados entre si podem (ou não) estar ligados nos dois sentidos: posso consultar os alunos matriculados num curso, e também os cursos aos quais um aluno está matriculado. Também é possível evitar que dados relacionados sejam removidos, ou o contrário: remover em cascada todos os dados relacionados entre si. Os dados podem ser relacionados entre si de forma exclusiva ou compartilhada. Além disso todos os dados podem ser facilmente exportados e importados via planilhas.
Para quem recomendar o uso do INubem?
Se você precisa gerenciar com segurança como seus dados são visualizados, adicionados ou editados por seus usuários, permitindo inclusive proteger os dados removidos, INubem é a melhor solução online disponível. Se por outro lado você precisa manipular seus dados com lógicas complexas (calcular seu faturamento líquido, por exemplo) INubem não é uma solução para você. No entanto, mesmo assim você pode usar o INubem para a entrada de dados e fazer sua manipulação em outro sistema ou numa planilha.
Que tipos de pessoas ou empresas podem usar o INubem?
INubem não foi planejado para um mercado em particular, nem para um setor específico. INubem não pode ser classificado como uma solução para algum problema em especial, mas sim como uma plataforma que oferece solução para uma classe de problemas: preciso gerenciar meus dados de forma segura e eficiente utilizando o ambiente web e podendo ter controle sob meus usuários. Quais dados? Qualquer um! Por isto INubem pode atender qualquer segmento e qualquer tipo de empresa, como solução para problemas departamentais, por exemplo. Também pode atender profissionais liberais ou qualquer pessoa que precise de suas funcionalidades.
INubem terá novas funcionalidades?
INubem está em evolução, O que existe hoje é a versão inicial. Outras funcionalidades serão acrescentadas gradativamente:
  • Armazenamento de arquivos como campos de telas. Estes arquivos podem ser criados, baixados ou substituídos pelos usuários de acordo com suas permissões.
  • Modo offline, para quando não houver acesso à Internet. As funcionalidades que poderão ser usadas de forma offline seão agregadas gradativamente.
Posso fazer também o que já consigo fazer com uma planilha?
Lembre-se que o intuito do INubem é ajudá-lo a obter e gerenciar seus dados. A manipulação dos mesmos pode ser feita posteriormente num outro sistema ou numa planilha que poucos manipulam. INubem ainda não tem (mas terá na próxima versão) uma forma de fazer cálculos usando diferentes colunas. Por outro lado, hoje já é possível, de forma simples, incluir regras nos campos (campo obrigatório, valor mínimo e valor máximo) e também posso configurar uma coluna para que não existam valores repetidos.
Posso começar a utilizar o INubem desde já?
Sim! INubem é totalmente funcional para ser utilizado em produção, mas pode também ser apenas testado por você. Este teste pode servir para você avaliar a utilidade do INubem, bem como para você sugerir ou propor novas funcionalidades que julgue relevantes.
É seguro usar o INubem?
Você tem toda a segurança dada pelo ambiente da Google. A Google tem por prática corrigir de forma quase imediata qualquer vulnerabilidade descoberta em seu ambiente. Isto funciona muito bem pois nenhum grande caso de invasão foi reportado até hoje. Os dados de acesso (senhas e mecanismos de recuperação de senhas) não são armazenados pelo INubem, mas por provedores de autenticação da internet (Google Accounts, Facebook ou Linkedin).
Como é cobrado?
O principal custo do INubem é o data-center do Google App Engine, que cobra por quantidade de dados armazenados e por acessos. O INubem, portanto, usará o mesmo critério. A cobrança não será por números de usuários, nem por números de aplicações construídas. Mas quanto é isto? A Google App Engine é uma plataforma bem competitiva e que existem muitos estudos que mostram que o seu uso é mais vantajoso do que a compra de servidores próprios. Sendo assim, utilizar o INubem é provavelmente mais barato do que comprar e instalar as mesmas aplicações numa outra plataforma. Para conhecer os valores praticados atualmente consulte Acordo, Termos, Preços e Políticas de uso.